Lente multifocal

O que é e como usar?

Tópicos:

Para que serve a Lente Multifocal/Progressiva
Presbiopia ou Vista Cansada.
Pode qualquer tipo de armação?
Armações indicadas
Lente Multifocal Personalizada
Adaptação com óculos multifocal

As Lentes Multifocais fazem parte da alta tecnologia Óptica, e apareceram para resolver possíveis problemas de visão que costumam acontecer entre 40-50 anos. Presbiopia? Visão cansada? Vamos descobrir o que tudo isso significa e como os óculos multifocais podem te ajudar com elas.

Para que serve a Lente Multifocal / Progressiva

Sim, as Lentes Multifocais também são chamadas de Lentes Progressivas, e são popularmente usadas para corrigir a Presbiopia, que é uma condição visual comum de se acontecer após os 40 anos, e que vamos falar sobre já já. As lentes Multifocais são diferentes por possuírem 3 pontos de foco: perto, intermediário e longe. Diferente das Bifocais, que possuem apenas 2 pontos de foco: perto e longe.
Cada ponto de foco da multifocal e da bifocal possui o grau que a pessoa precisa, conforme a receita adquirida após exame oftálmico. A diferença fica na transição de um ponto de foco para o outro, pois nas multifocais essa transição acontece de uma forma mais natural, por conta da parte intermediária.
Assim, além de não precisar trocar de óculos de acordo com a atividade (ler/ dirigir, etc) também não é necessário mexer o celular ou a cabeça para frente e para trás para encontrar o foco certo.

Lentes Bifocais vs. Progressivas

E dá para notar a diferença na lente multifocal?

Ainda é possível encontrar aquelas lentes com um alto-relevo que diferencia um ponto de foco do outro.
Mas hoje em dia, os laboratórios como a Essilor, Hoya e Zeiss produzem lentes multifocais que não mostram diferenças para quem usa e para quem olha de perto, tornando seu uso mais confortável.

Presbiopia ou Vista Cansada

Significam a mesma coisa, e são uma condição natural dos nossos olhos que geralmente acontecem após os 40 ou 50 anos. A Presbiopia indica que o cristalino está perdendo a elasticidade. E o cristalino é como uma lente natural. Ele tem o papel de refletir o que enxergamos para a retina, que serve como uma tela, projetando tudo que enxergamos para que o cérebro entenda. Difícil? Veja a diferença de um olho com e sem essa condição:

Visão Normal vs. Presbiopia

Note que na imagem “Visão Normal”, a bolinha que representa o cristalino está mais grossa do que a da imagem “Visão com Presbiopia”. Geralmente, quando você recebe a sua receita após o exame de vista, além do médico te explicar sobre o porque usar um óculos multifocal, sua receita vai conter a informação de “adição” que indica para sua ótica a necessidade de uma lente multifocal e qual a o valor de adição indicado para você.

Mas, para óculos multifocais, posso utilizar qualquer tipo de armação?

Por possuírem três campos de visão: para longe, intermediário e para perto, é muito importante que o tamanho da armação dos seus óculos multifocais possibilite uma transição suave entre eles. Para isso, é necessário ficar atento ao tamanho da altura do aro da armação, o ideal é que ele tenha no mínimo 30mm (3cm) de altura para o campo de visão não ficar muito pequeno e ser prejudicado. Porém, para aqueles que já possuem experiência em usar óculos de grau com lentes progressivas (multifocais), existem opções menores, popularmente chamados “short” mas elas exigem uma boa orientação de que: os campos visuais mais curtos trarão uma transição muito rápida entre os três campos de visão, ou até eliminar o campo intermediário, mas ainda sim seriam multifocais.

Armações indicadas para Lentes Multifocais

Na hora de escolher a armação ideal para seu multifocal, considere uma armação de aro fechado e com altura mínima de 3 cm como vimos acima. Se não for sua primeira experiência com um multifocal, e quiser optar por uma armação mais discreta e versátil, ouse com uma armação de três peças parafusadas. Lembre-se, quando for fazer seus óculos de grau novos, procure uma rede de óticas especializada e que se preocupe com seu bem-estar visual. A rede de óticas Mercadão dos Óculos com mais de 300 lojas no Brasil tem profissionaisprontos para te atender, além de trabalhar com os melhores lentes e armações do mercado ótico.

Lente Multifocal personalizada

São feitas de acordo com as necessidades e estilo de vida da pessoa. Por exemplo, se a pessoa passa a maior parte do tempo fazendo tarefas que precisam da visão de longe, então a parte da lente da visão de longe será maior.
É por isso que você deve contar para o seu Oftalmologista como é o seu dia a dia, para que ele possa entender e receitar a lente certa.

Adaptando-se às Lentes Multifocais

Logo no começo, nas primeiras semanas, algumas atividades do dia a dia podem causar estranheza com a utilização das lentes multifocais. Em alguns casos, até sentir tonturas e dores de cabeça.
● Evite olhar seus passos andando ou subindo escadas
● Evite ficar tirando e colocando os óculos, isso pode atrasar a adaptação com sua nova lente multifocal
● Outras atividades como dirigir parecerão mais difíceis até que o cérebro se adapte com as novas lentes.
Se o período de adaptação se estender, considere retornar na sua ótica ou no seu oftalmo para tirar as dúvidas e conferir se está tudo certinho com seus óculos.
Lembre-se, no Mercadão dos Óculos você encontra os melhores profissionais do mercado ótico para te orientar e atender com as melhores opções de lentes, armações de qualidade e preço justo.

Usa lentes multifocais? Compartilhe sua experiência nos comentários.

VEJA MAIS TENDÊNCIAS
BLOG MDO

loja segura para todos no Mercadão dos Óculos
Óculos Arredondados LS&YOU EYEWEAR
Dicas para se prevenir do Covid-19

SOBRE

Estamos presentes em todos os Estados brasileiros, trabalhando com as melhores lentes e marcas exclusivas de armações de grau, além de óculos de sol.

ATENDIMENTO

SAC: segunda a sexta – 8h30 às 18h
Telefone: (17) 3202-9100
E-mail: sac@mercadaodosoculos.com.br

Estamos presentes em todos os Estados brasileiros, trabalhando com as melhores lentes e marcas exclusivas de armações de grau, além de óculos de sol.

SAC: segunda a sexta – 8h30 às 18h
Telefone: (17) 3202-9100
E-mail: sac@mercadaodosoculos.com.br

REDES SOCIAIS

Logo - Rede de Óticas Mercadão dos Óculos

Rede de Óticas Mercadão dos Óculos © 2019 – Todos os direitos reservados I Agência Zicard-Digital

Leave a comment